Divulgação do módulo: Princípios físico-químicos de emulsões na área de cosméticos

Confira algumas informações sobre o módulo “Princípios físico-químicos de emulsões na área de cosméticos” do Curso de Tecnologia de Cosméticos e Cosmetologia da UFPR!

CARGA HORÁRIA: 15h.
DATAS: 14, 21, 28/05/2022 e 04, 11/06/2022.

EMENTA: Apresentação dos aspectos básicos para entendimento da correlação entre a composição (surfactantes e polímeros iônicos e neutros), as propriedades físico-químicas e o preparo de uma formulação cuja composição seja fundamentada em géis e emulsões.

OBJETIVO GERAL: Fornecer ao participante, por meio da apresentação simultânea de aspectos teóricos e práticos, conhecimento básico para relacionar a composição da formulação com as propriedades físico-químicas da formulação desejada, tendo como base insumos mais comuns utilizados atualmente.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Introduzir a ciência de colóides (conceitos e princípios); Transmitir os princípios básicos de emulsões compostas por fases aquosa e oleosa, incluindo mecanismos de estabilização/desestabilização de emulsões. Expor as principais características de surfactantes, funções e como sua estrutura influencia no equilíbrio hidrofílico-lipofílico. Apresentação de conceitos sobre micelas (CMC, fator de empacotamento) e fatores que afetam a formação de micelas, incluindo temperatura de inversão de fases (diagrama de fases). Desenvolver o conhecimento das interações entre polímero e surfactante. Apresentar as principais características físico-químicas que levam um sistema à geleificação. Mostrar as principais técnicas de caracterização dos sistemas estudados. Fornecer conhecimento para melhor compreensão sobre os critérios de escolha de componentes de formulações.

CONTEÚDO DO MÓDULO:
1) Princípios básicos e composição de emulsões em cosméticos.
2) Introdução às propriedades de surfactantes iônicos, não iônicos e poliméricos.
3) Funções de empacotamento de um surfactante, equilíbrio hidrofílico-lipofílico (HLB) e relação com a emulsão formada.
4) Interação de surfactantes com polímeros da formulação.
5) Propriedades e funções de polímeros em formulações.
6) Princípios de géis em formulações.

Vídeo de apresentação do módulo

Deixe uma resposta