UV-VIS

Descrição

Espectrofotômetro UV-Vis de bancada da marca Biospectro, modelo SP-220, com faixa de comprimento de onda 200 – 1000 nm, com precisão de ± 2 nm. Possui detector de fotodiodo de silicone com modos de operações transmitância, absorbância, concentração direta, fator de concentração, fonte de luz UV lâmpada de deutério e lâmpada de halogênio para o visível. Possui capacidade para quatro cubetas (três primeiras para amostras e a última para a referência) de 10mm.

Técnica

A espectroscopia de UV-vis se baseia na absorção da radiação na região do ultravioleta e do visível medindo a quantidade de luz absorvida pela amostra. Assim, um feixe de luz no comprimento de onda desejado incide na amostra, que a absorve, fazendo a quantificação através da detecção da quantidade de luz absorvida de acordo com a Lei de Lambert-Beer:

\[A = -\log\left(\frac{I}{I_0}\right) = a\ b\ c\]

Onde \(A\) é a absorvância; \(\frac{I}{I0}\) é a razão da intensidade da luz incidente que atravessa o meio; \(c\) é a concentração de substância absorvente no meio, \(a\) é a absortividade molar da substância e \(b\) é o caminho ótico.

Aplicação

A técnica de UV-vis permite a quantificação de analitos que absorvam a radiação, podendo ser usada para construção de curvas de calibração, desenvolvimento de métodos analíticos, quantificação de reações colorimétricas, acompanhamento de reações, qualidade da água, degradação de analitos.

Observações

O equipamento mede apenas um comprimento de onda por análise, calibrar o mesmo antes do início das análises. Evitar tocar a parte lisa da cubeta. Trabalhar em diluições que não ultrapassem o valor de absorbância de 1, diluindo se necessário, e manter o equipamento totalmente fechado no momento da análise.

Fotos

Figura 1: Espectrofotômetro Uv-Vis de bancada, marca Biospectro, modelo SP-220.<br/>FONTE: BIOPOL, (2020).

Figura 1: Espectrofotômetro Uv-Vis de bancada, marca Biospectro, modelo SP-220.
FONTE: BIOPOL, (2020).

Figura 2: Diagrama demonstrando o funcionamento interno do espectrofotômetro.<br/>FONTE: Rosa, C. et al. 2019

Figura 2: Diagrama demonstrando o funcionamento interno do espectrofotômetro.
FONTE: Rosa, C. et al. 2019

Autores

  • Gabriela Pereira Parchen
  • Maria Jackeline R. dos Santos

Revisão e modificações Rilton Alves de Freitas

Referências

Rosa, C. et al. Construção de espectrofotômetro visível para fins didáticos. Journal of Exact Sciences. V.21, n.1. pp.20-25 (Abr – Jun 2019)

Harris, Daniel C.; Análise Química Quantitativa; tradução Carlos Alberto Riehl…[et al.].5.ed. LTC Editora, Rio de Janeiro:1999. cp.19,20,21.

Douglas A. Skoog, Donald M. West, F. James Holler, Analytical Chemistry: An Introduction , Saunders College Pub., 1994 ISBN 0-030-97716-9